Faça seu Cadastro!




Visite também





Como funciona

O Eu Curto a Universidade proporciona aos estudantes das escolas públicas um conjunto de atividades que busca estimular, além da prática de estudo em grupo, o protagonismo estudantil, capacitando-os como articuladores de outros estudantes para a organização de suas células estudantis de Aprendizagem Cooperativa.
O projeto é desenvolvido a partir de três etapas: Mobilização / Sensibilização, Formação e Acompanhamento e Apoio dos Articuladores de Células.


1. Sensibilização
2. Formação
3. Acompanhamento e Apoio das Células Estudantis

1. Mobilização/Sensibilização

É o primeiro contato com os estudantes a fim de sensibilizá-los para a importância da Aprendizagem Cooperativa como instrumento de estímulo não apenas para o ingresso no ensino superior, mas também de formação valorativa dos estudantes como protagonistas, conscientes de seus direitos, responsabilidades e potencialidades, fazendo-os se perceberem enquanto agentes transformadores da sociedade.
A sensibilização é realizada através do Workshop de Vivência em Aprendizagem Cooperativa, ocasião onde são apresentados aos estudantes os princípios e as ferramentas da Aprendizagem Cooperativa, enfatizando-se a eficácia da metodologia na organização de grupos de estudo (células estudantis) e o consequente aumento de  seu rendimento acadêmico e melhoria na qualidade de seus relacionamentos.  Ao final do workshop, os estudantes interessados podem se inscrever para a etapa de formação de articuladores de células estudantis.

2. Formação

Após a etapa de sensibilização, os estudantes inscritos na ocasião do workshop participam do Curso de Articuladores de Células Estudantis em Aprendizagem Cooperativa, ministrado em sua própria escola. Neste curso, os estudantes vivenciam em seis oficinas específicas os conteúdos voltados para os princípios da Aprendizagem Cooperativa. São elas:
  1. História de Vida;
  2. Protagonismo Estudantil;
  3. Interdependência Social;
  4. Habilidades Sociais;
  5. Vivência de Conflitos;
  6. Como Organizar uma Célula Estudantil de Aprendizagem Cooperativa.
Metodologia
Aos estudantes que participam do Projeto é apresentada a Aprendizagem Cooperativa, metodologia que aborda uma nova forma de estudar e aprender que utiliza a interação entre estudantes como estratégia para promover não apenas a aprendizagem de conteúdos, mas também estimular o desenvolvimento de competências interpessoais necessárias ao trabalho cooperativo.

No estudo em célula são formados grupos que, de maneira organizada e sistematizada, buscam alcançar metas individuais e coletivas cooperativamente. Na Aprendizagem Cooperativa os estudantes se percebem como também responsáveis pelo seu próprio aprendizado, sendo estimulados sua autonomia e protagonismo no processo de aprendizagem.

3. Acompanhamento e Apoio das Células Estudantis

Após concluírem o curso, os estudantes são orientados a realizar no Blog do Projeto Eu Curto a Universidade seu cadastro de articulador e, posteriormente, o de sua célula estudantil informando todos os seus membros. Lá, também enviar o relatório de sua célula constando as atividades desenvolvidas, as dificuldades enfrentadas e o desempenho de sua equipe. Os estudantes são ainda acompanhados de forma interativa através da página do Eu Curto a Universidade no Facebook, espaço online onde podem tirar suas dúvidas e receber informações.