Faça seu Cadastro!




Visite também





O que é

O Eu Curto a Universidade é um projeto de iniciativa da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil / CODEA / SEDUC / CE desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e inspirado na experiência popular do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE).
O projeto tem por objetivo estimular estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual a buscarem o ingresso no ensino superior por meio do estudo em célula e da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, que utiliza a interação como estratégia para desenvolver a aprendizagem de forma participativa e através da qual exercitam os princípios da autonomia, cooperação e solidariedade, impactando, além do processo de aprendizagem individual e coletivo, o rendimento escolar e a vida em sociedade.
Aplicado de maneira experimental – fase piloto – nas CREDES e SEFOR, o projeto obteve expressiva adesão da comunidade escolar. Tais experiências permitiram, em 2012, a sistematização do Curso de Articuladores de Células Estudantis em Aprendizagem Cooperativa, habilitando estudantes da escola pública para atuarem como articuladores em suas escolas e comunidades.

O Piloto
Disseminação

O Piloto

A fase piloto representou o período de sensibilização para a importância e utilização da abordagem cooperativa nas escolas da rede estadual e, a partir disso, a adaptação da metodologia para o contexto escolar. Este processo de sensibilização na comunidade escolar começou em 2011 promovendo, inicialmente, palestras e eventos em escolas estaduais das CREDES e da SEFOR. Nestas ocasiões eram apresentadas a história e a experiência de estudo cooperativo do PRECE. 

Disseminação

O impacto positivo dessas experiências na fase piloto e a consequente adesão a esta nova proposta por parte de gestores, estudantes e professores contribuiu para a sistematização do projeto – que a partir de 2013 passou a se chamar Eu Curto a Universidadeenvolvendo o aperfeiçoamento e a adaptação de conteúdos para a elaboração de oficinas com conteúdos voltados para os elementos da Aprendizagem Cooperativa e direcionadas aos estudantes do Ensino Médio, disseminando a metodologia de forma mais abrangente e significativa na rede de escolas estaduais do Ceará.